A arte de fazer pausas

“ A mente precisa de descanso – melhora e aguça após uma boa pausa ” –

SÊNECA

Outro dia fui a La Défense e fiquei triste.

Triste porque eram 21h30 e quando olhei para cima vi pessoas ainda trabalhando em seus escritórios.

O pior é que não é surpreendente hoje. Até se tornou comum.

Espera-se que um funcionário deixe o trabalho após pelo menos 18h.

Esperamos um empreendedor que trabalhe pelo menos 70 horas por semana.

Tornou-se até normal trabalhar fora do horário de trabalho.

De acordo com um estudo da Cegos , 77% dos executivos trabalhariam fora do horário de trabalho (+23 pontos em relação a 2015) e 60% dos não executivos também seriam afetados (+38% em dois anos).

Quando estava empregado, não conseguia nem contar as vezes que recebi e-mails de meus gerentes depois das 19h me pedindo para fazer tarefas de última hora.  

Então, naturalmente, em um mundo que glorifica tanto o trabalho, as pausas são um tabu. Isso está associado à preguiça. Chegamos até a nos sentir culpados por fazer pausas .

Tornou-se uma preocupação real entre os indivíduos. Você só precisa olhar para o Google Trend para perceber que mais e mais pessoas têm digitado a palavra-chave “ tempo de intervalo ” nos últimos 15 anos.

Se você está se perguntando sobre seus tempos de pausa, deixe-me tranquilizá-lo. Não importa o que você ouviu ou foi solicitado a fazer, você precisa de pausas e descanso.

rapaz com livros
rapaz com livros

Em parte para se manter física e mentalmente saudável, mas também porque fazer pausas o torna mais produtivo . É somente quando você está totalmente descansado que você toma melhores decisões, pensa melhor e se concentra melhor .

Agora a dificuldade é encontrar o meio termo.

Se você fizer muitas pausas, não progredirá em seu trabalho. E se você não tomar o suficiente, vai acabar exausto e vai direto para o esgotamento .

Na verdade, existe uma zona ideal onde as pausas são longas o suficiente para permitir que você recarregue as baterias, mas curtas o suficiente para não retardar seu trabalho.

Neste artigo, darei algumas chaves para você se posicionar com sucesso nessa zona de produtividade ideal.

Quando fazer pausas?

Muitos estudos estão interessados ​​em pausas e, em particular, no momento ideal para tomá-las.

Mesmo que as conclusões desses estudos sejam diferentes, eles concordam em dizer que, para ser eficaz, deve-se fazer pausas aproximadamente a cada 30 a 90 minutos para manter um bom nível de energia ao longo do dia.

Claro que isso não é uma regra absoluta.

Se você estiver trabalhando por 90 minutos e estiver em um estado de fluxo , continue trabalhando. Não quebre seu ritmo sob o pretexto de que você absolutamente precisa fazer uma pausa.

Quando você estiver cheio de energia e conseguir se concentrar por longos períodos de tempo, trabalhe além de 90 minutos. E quando estiver cansado e for mais difícil manter o foco, faça pausas a cada 20-30 minutos.

Quando você é aconselhado a fazer pausas a cada 30 – 90 minutos, é um pouco como quando você vê um sinal de limite de 90 na estrada. Só porque diz 90 não significa que você tem que dirigir 90 o tempo todo.

Às vezes você vai abaixo de 90 km/h se estiver nevoeiro, às vezes você vai acima de 90 km/h para ultrapassar um caminhão.

Cabe a você julgar o que é bom fazer para não se colocar em perigo (e no caso de dirigir para não colocar em risco a vida de outras pessoas).

Agora, se você é como eu e acha difícil fazer pausas ou tende a esquecê-las, precisará de um lembrete.

delegação
delegação

Aqui estão algumas ferramentas que ajudarão você a ser lembrado automaticamente:

  • Google Calendar: defina blocos de tempo de trabalho e blocos de tempo de pausa. Por padrão, o Google Agenda notificará você à medida que cada bloco se aproximar (incluindo blocos de intervalo).
  • Flow Time : Com Flow Time você define o tempo durante o qual deseja trabalhar. Quando o tempo acabar, o aplicativo irá notificá-lo de que é hora de fazer uma pausa.
  • Pulseiras/relógios conectados: A maioria das pulseiras e relógios conectados hoje tem a função “ lembrete para mover ”. Eles vão lembrá-lo de quando fazer pausas se você estiver sentado por muito tempo.
  • Usar um cronômetro ainda é a maneira mais fácil de se lembrar de fazer pausas. Defina quanto tempo você quer trabalhar e seu cronômetro irá alertá-lo quando a sessão de trabalho terminar.

Agora que sabemos com que frequência fazer pausas, veremos qual é o tempo ideal de pausa.

Qual é o tempo ideal de pausa?

Determinar um tempo de pausa ideal é difícil.

Quando um tempo de pausa é considerado muito longo?

E quando o intervalo é muito curto?

De acordo com o artigo L3121-33 do Código do Trabalho:

“ Assim que a jornada diária de trabalho atinge as seis horas, o colaborador beneficia de uma pausa de duração mínima de vinte minutos.

Assim que disposições convencionais mais favoráveis ​​podem definir um tempo de pausa mais longo. 

Agora isso não significa que 20 min seja o tempo ideal de pausa, muito pelo contrário.

Para uma melhor resposta, é necessário voltar-se para o lado dos estudos.

Mais uma vez, suas conclusões diferem, mas eles concordam mais ou menos sobre o tempo de pausa ideal:

  • Entre 5 e 10 min aproximadamente a cada hora
  • 30 minutos a cada 2 a 4 horas

Esses intervalos são suficientes para manter um bom nível de concentração ao longo do dia, desde que você faça as coisas certas durante esses intervalos.

rapaz focado
rapaz focado


O que fazer durante as pausas?

Durante seus intervalos, você deve fazer algo que corte muito o que você faz durante o seu tempo de trabalho.

Lembro que durante anos minhas pausas consistiam em sentar na minha mesa e checar e-mails ou acessar as mídias sociais. Fiz isso por cerca de 5 a 10 minutos e depois retomei meu trabalho.

Depois de cada “pausa” nunca me senti realmente revigorado ou descansado.

Na verdade, não teve pausas.

Meus olhos ainda estavam grudados na mesma tela em que eu estava trabalhando e eu ainda estava sentado na minha cadeira na mesma posição. Meu cérebro e meu corpo não faziam diferença entre meu tempo de trabalho e meu tempo de intervalo.

O que isso me ensinou é que, para fazer pausas reais, temos que fazer uma distinção clara entre nosso tempo de trabalho e nosso tempo de intervalo. Isso significa que durante nosso tempo de inatividade, temos que fazer algo significativamente diferente.

Por exemplo, você pode passar um tempo na natureza, em um parque ou em um espaço verde. Ou seja, em um ambiente muito diferente do escritório.

Durante minha entrevista com o astronauta Jay C Buckey , aprendi que havia uma teoria chamada Teoria da Atenção  Restaurativa que se baseia na ideia de que caminhar na natureza tem efeitos restauradores em nossos cérebros. .

Estudos também mostram que passar tempo na natureza pode recarregar as baterias mais rapidamente e reduzir a fadiga. Estar exposto ao ar fresco e ao sol é benéfico para o nosso corpo, mas também para a nossa mente.

Durante os intervalos também é recomendado comer para dar ao nosso cérebro o que ele precisa para manter o foco ao longo do dia.

Entre os melhores alimentos estão nozes, maçãs, bananas, frutas secas e até barras de cereais. Estes são alimentos fáceis de transportar e digerir e darão ao seu cérebro toda a energia necessária para funcionar bem.

Praticar esportes ou caminhar durante os intervalos também é benéfico. Isso não só faz você se sentir mais animado, mas também é benéfico para o nosso cérebro.

Pesquisadores da Universidade de São Paulo descobriram que 10 minutos de exercício são suficientes para melhorar nossa memória. Outros estudos também provaram que o exercício aumenta nossa criatividade e produtividade. Não negligencie os esportes.

Nota: Faça tudo igual com moderação. Há algum tempo comecei uma nova rotina onde todos os dias durante a minha pausa para o almoço eu corria (incluindo fins de semana).

Após cerca de dez dias, notei que me sentia mais cansado e que tinha mais dificuldade para me concentrar.

O que aprendi depois é que correr todos os dias não é recomendado. Você precisa de pelo menos um dia de descanso entre cada sessão de corrida. Então comecei a correr mais de 4 vezes por semana e desde então nunca estive tão em forma e produtiva.

Durante nossos intervalos, também devemos tentar nos distrair. Esse é todo o ponto de pausas. Quando estamos intensamente focados em nosso trabalho, a última coisa que queremos é voltar a focar intensamente em algo durante nosso tempo de inatividade. Então apenas saia, jogue seus jogos favoritos, ligue para um amigo… faça algo que não exija muita energia da sua mente. Você está liberado, afinal, é a sua hora de intervalo.

Finalmente, outra ótima maneira de passar o tempo de inatividade é tirar sonecas. Vários estudos mostram que as pessoas que fazem uma pausa média de 30 minutos estão mais alertas do que aquelas que não fazem nenhuma pausa. Uma soneca de 10 a 20 minutos aumentaria significativamente nossa produtividade.

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Como você deve ter entendido, é importante dividir nossos tempos de descanso e nossos tempos de trabalho. É assim que você realmente recarrega as baterias e torna cada sessão de trabalho mais produtiva. Nosso cérebro é como um músculo. Ele pode estar cansado, desgastado e sobrecarregado, então não negligencie suas pausas

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