Ansiedade de desempenho

Você constantemente pressiona a si mesmo para alcançar seus objetivos ? Você se sente constantemente estressado? O seu estresse às vezes é tão alto que você tem dificuldade para se concentrar?

Nesse caso, você pode ter o que é chamado de ansiedade de desempenho .

Então, o que é ansiedade de desempenho? Quais são seus sintomas? E como superá-lo? 

Ansiedade de desempenho: definição

O estresse não é ruim em si. Uma dose saudável de estresse pode estimulá-lo e ajudá-lo a ter um melhor desempenho.

Mas além de um certo limite, esse estresse é tão forte que se torna improdutivo. Isso é chamado de ansiedade de desempenho .

A ansiedade de desempenho é o medo de não ser capaz de realizar algo. Pode ser um objetivo, uma tarefa, um projeto, uma apresentação ou até mesmo um exame. 

O paradoxal é que o próprio medo de não se apresentar o torna menos eficiente. Quando você está ansioso, você acha mais difícil se concentrar , pensar e ser criativo. Então você tem mais chances de falhar.

crítica
crítica

Essa ansiedade afeta a todos e em qualquer idade.

Na escola, por exemplo, algumas crianças sentem essa ansiedade. Especialmente os primeiros da classe que às vezes se pressionam muito para passar nos exames e tirar boas notas. 

Os adultos também são afetados. Quando você estabelece metas cada vez mais altas, por exemplo, ou embarca em um projeto de grande escala, você coloca pressão sobre si mesmo. Tudo isso cria estresse no trabalho . 

Empreendedores e freelancers são particularmente afetados por essa ansiedade, pois sua renda está diretamente relacionada ao seu desempenho. 

Se você é um freelancer, por exemplo, deve ser eficiente se quiser conseguir pagar seu aluguel e suas contas no final do mês. Se você tiver um mês ruim, isso terá um impacto direto em suas finanças. 

Esse imperativo de desempenho torna você ainda mais propenso a desenvolver ansiedade de desempenho.

Sintomas de ansiedade de desempenho

Se você tiver um ou mais dos seguintes sintomas, pode ser afetado pela ansiedade de desempenho:

  • Sensação de ansiedade, estresse, medo: Quando você pensa no que tem que fazer, se sente estressado e ansioso. Você tem um nó no estômago e um nó na garganta.
  • Problema de concentração: às vezes você se sente tão estressado que tem problemas para se concentrar e pensar de forma eficaz. 
  • Incapacidade de parar: Você não pode parar de trabalhar. Você é obcecado pelo trabalho. Você sempre tem que ocupar seu tempo. E quando você faz pausas , você se sente culpado.
  • Perfeccionismo : Você sempre quer que tudo seja perfeito. Você tende a se concentrar mais em seus fracassos do que em seus sucessos. 
  • Distúrbio do sono : Você tem problemas para dormir. Durante a noite, você não consegue parar de pensar em suas tarefas e objetivos. 
  • Irritabilidade : Você sempre se sente no limite e facilmente se deixa levar por coisas pequenas e sem importância.
planejamento
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Ansiedade de desempenho: tratamentos 

Dê um passo para trás

Em primeiro lugar, dê um passo para trás de sua ansiedade. Reconheça seus sintomas e perceba que esse medo excessivo está prejudicando você. 

Pense no impacto que isso tem na sua vida, na sua saúde mental, no seu bem-estar, nas pessoas ao seu redor e no seu desempenho.

Ao colocar as coisas em perspectiva, você encontrará a motivação para iniciar o processo de mudança. 

Aplique contrapressão

Quando seu ambiente pressiona você, você precisa contra-pressão para restaurar o equilíbrio. 

A melhor maneira de fazer isso é ter tempo para si mesmo. Ou seja, liberar pelo menos 1 hora por dia para descomprimir, caminhar, meditar, praticar esportes, praticar yoga, ler um livro, pintar… 

Em suma, fazer algo que te faça feliz sem nenhum imperativo de resultado. 

Não considere isso uma perda de tempo . Esses momentos que você dá a si mesmo são tudo menos inúteis. Eles permitirão que você reduza sua ansiedade, recarregue as baterias e seja mais eficiente em seu trabalho. 

Pratique a coerência cardíaca

A Coerência Cardíaca é um ótimo exercício para reduzir rapidamente a ansiedade. Consiste em alterar a variabilidade da sua frequência cardíaca para relaxar.

A conexão entre o coração e o cérebro é muito forte. O coração tem mais de 100.000 células neuronais que se comunicam diretamente com o cérebro.

Todo o princípio da coerência cardíaca é, portanto, respirar em um certo ritmo para diminuir o ritmo do coração e relaxar. 

Para praticar a coerência cardíaca, aplique a regra 365. 3 vezes ao dia, faça 6 respirações por minuto durante 5 min. 

Você inspira por 5 segundos e depois expira por 5 segundos. Para ajudá-lo a encontrar o ritmo certo, você pode usar um aplicativo como RespiRelax que o acompanhará durante o exercício.

Quando você adota esse ritmo, atinge uma frequência respiratória ideal, graças à qual reduz seu nível de estresse. 

A coerência cardíaca funciona bem quando você está ansioso no dia anterior a um exame ou quando está prestes a fazer uma apresentação, por exemplo. 

menina com livro na cara
menina com livro na cara

Medite por 10 minutos todos os dias

Como qualquer forma de ansiedade, a ansiedade de desempenho decorre do medo do futuro. 

Para reduzir seu nível de ansiedade, você deve, portanto, aprender a viver no momento presente. E para isso não há nada melhor do que a meditação.

Todos os dias, por 10 minutos, sente-se em um lugar tranquilo e confortável e concentre-se em sua respiração. Sempre que sua mente pensar em outra coisa, traga-a calmamente de volta à sua respiração.

Quando perceber que sua mente está divagando, diga a si mesmo que isso faz parte do exercício. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a meditação não é pensar em nada, mas constantemente trazer sua atenção de volta para algo.

Medite por 10 minutos todos os dias e você verá que depois de algumas semanas, você estará muito mais presente e calmo. Você também se deixará levar menos por todos os pequenos aborrecimentos da vida cotidiana. 

Conclusão

A ansiedade de desempenho é um estresse que vem da busca constante pelo desempenho e do medo do fracasso. 

Os sintomas são facilmente reconhecíveis: você pensa em trabalho o tempo todo, se sente constantemente estressado, tem dificuldade de concentração, não consegue fazer uma pausa sem se sentir culpado, é perfeccionista e tem problemas para dormir. .

Para reduzir essa ansiedade de desempenho, você deve dar um passo para trás, liberar tempo para relaxar, praticar a coerência cardíaca e meditar por 10 minutos diários.

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