Como eliminar a névoa mental

A névoa mental , também conhecida como fadiga intelectual , é algo que todos nós já experimentamos pelo menos uma vez.

Nesses momentos, nosso cérebro fica confuso, nossa atenção fica difusa, temos dificuldade de concentração e sentimos que estamos operando em câmera lenta. 

Essa névoa mental geralmente se manifesta de diferentes maneiras:

  • Fadiga
  • Baixo nível de energia
  • Dificuldade de concentração
  • Confusão
  • Estresse e ansiedade
  • Dificuldade de memorização
  • Perda de motivação
  • Depressivo

Escusado será dizer que, nestas condições, a pessoa é muito menos eficiente no trabalho.

Então, por que alguns dias nossas mentes estão claras, nítidas e focadas, enquanto outras estão confusas e letárgicas?

Neste artigo, veremos de onde vem essa névoa mental e como superá-la para recuperar a clareza da mente.

elefante
elefante

De onde vem a névoa mental?

As causas do nevoeiro mental são principalmente biológicas. Se nossa mente está confusa, muitas vezes é por uma ou mais das seguintes razões:  

  • falta de hidratação
  • falta de dormir
  • falta de descanso
  • baixo carboidrato
  • dieta baixa em gordura
  • consumo excessivo de açúcar
  • consumo excessivo de café
  • ansiedade/estresse
  • falta de atividade física

Esses maus hábitos são quase sempre a fonte de nossa falta de clareza. 

Como recuperar a clareza da mente

Manter uma vida saudável

A melhor maneira de recuperar nossa clareza mental é adotar um estilo de vida saudável. Isso envolve a adoção de bons hábitos, como:

  • Durma 7-8 horas por noite . Alguns precisarão de mais, outros de menos , mas como regra geral você precisa de pelo menos 8 horas de sono para recarregar totalmente as baterias.
  • Otimize sua dieta. Ou seja, reduzir doces, junk food, carne vermelha, carboidratos simples (leite desnatado, farinha, açúcares refinados), frutose, álcool, café, frituras, alimentos muito salgados1 . E concentre-se em frutas, legumes, peixes, nozes, ovos (algumas ideias de receitas boas para o cérebro)
  • Hidrate-se regularmente. Quando sabemos que nosso cérebro contém 76% de água, entendemos melhor a importância de se hidratar regularmente. Manter uma garrafa de água ao seu lado ajuda a adquirir esse bom hábito. 
  • Pratique atividade física regular. O exercício é a maneira mais rápida de sair da fadiga. O exercício nos oxigena e libera dopamina em nosso corpo. É por esta razão que após a atividade física, a pessoa sempre se sente mais animada e enérgica.
  • Gerencie o estresse. O estresse nos faz consumir muita energia. Quanto mais estressamos, menos energia temos para nos concentrar. Aprender a gerenciar seu estresse permite que você aprenda a gerenciar melhor sua energia. Para saber mais sobre esse vasto assunto, convido você a ler o artigo a seguir . 

Manter uma vida saudável é a base do nosso desempenho mental. Todas as técnicas de produtividade e hacks são inúteis sem esses fundamentos. Essas poucas dicas costumam ser suficientes para nos livrarmos da nossa névoa mental. 

homem fazendo escolhas
homem fazendo escolhas

Leia também: Como gerenciar sua energia e não apenas seu tempo

Para tomar um pouco de ar fresco

Todos nós já experimentamos aquelas tardes em que nos sentimos esgotados, em que sentimos que nossas cabeças estão zumbindo e em que é difícil se concentrar. Nesses momentos, não temos ideias claras. Tudo está confuso na nossa cabeça.

Sair para tomar ar fresco é uma maneira comprovada de se livrar rapidamente desse nevoeiro. De acordo com muitos estudos2 , fazer uma caminhada de 10 a 15 minutos ao ar livre nos ajuda a recuperar nossa clareza mental. Também promove o nosso bem-estar mental e emocional.

Leia também: A arte de fazer pausas (sem se sentir culpado e sem sacrificar sua produtividade)

Escrever

Quando nossa mente está preocupada com mil e um pensamentos, pode ser difícil ver as coisas com clareza. Escrever de 5 a 10 minutos todos os dias pode ser um bom hábito para colocar em ordem na nossa cabeça. 

Em vez de sermos parasitados por nossos pensamentos, regularmente os esvaziamos de nossa cabeça para colocá-los em um lençol. Este exercício simples muitas vezes nos ajuda a ver com mais clareza e a ganhar altura sobre o que nos preocupa.

Ao escrever regularmente, somos capazes de detectar pensamentos ruminantes e melhor canalizá-los. 

Evite multitarefa

A multitarefa promove a névoa mental. Quando tentamos fazer várias coisas ao mesmo tempo, gastamos mais energia para realizar uma determinada tarefa. De acordo com Daniel Levitin, professor de neurociência da Universidade McGill3 : 

“ A multitarefa tem um custo biológico que acaba nos cansando mais rápido do que manter nossa atenção em uma coisa. 

Para encontrar mais clareza, devemos, portanto, evitar ao máximo a multitarefa. Deep Work e Time – Blocking são 2 bons substitutos.

Leia também: Multitarefa: bom ou mau hábito?

Organize seu espaço

Ter dados espalhados por todo o lugar leva ao nevoeiro mental. Quando nossas notas, documentos, arquivos, faturas… estão mal organizados e distribuídos em várias plataformas e aplicativos, perdemos mais tempo e energia para encontrá-los.

Para maior clareza, devemos organizar nosso espaço e arrumá-lo pelo menos uma vez por semana. Para isso, recomendo que você leia:

  • Método PARA: Como organizar toda a sua vida?
  • Método 5S: Como otimizar seu espaço de trabalho?
tarefas
tarefas

Faça uma cura de informação

Depois de comer uma grande refeição, sente-se pesado e cansado. Devemos dar tempo ao nosso corpo para digerir, caso contrário, ficamos doentes. Se você já teve um jantar, sabe do que estou falando.

Consumir muita informação é como comer refeições muito ricas. Devemos nos dar tempo para digeri-los, caso contrário formamos uma névoa mental em nossas mentes. 

É por esta razão que tomar uma cura de informação de tempos em tempos é útil. Durante essas curas, lemos menos a imprensa, saímos menos nas redes sociais, assistimos menos vídeos… para nos dar tempo de digerir as informações que já consumimos. 

Leia também:

  • Dieta da mídia: o segredo para uma vida serena e produtiva
  • Como você pode se divertir tanto trabalhando quanto assistindo Netflix? 

Trabalhe no lugar certo

Nosso local de trabalho também pode criar uma névoa mental. Quando você trabalha em um lugar barulhento, você se cansa mais rapidamente porque precisa trabalhar mais para se concentrar. 

É o mesmo quando você trabalha em um lugar muito confortável. Trabalhar em um sofá, poltrona ou cama tende a nos fazer cochilar. Estes não são lugares propícios à concentração.

Para manter o foco total, você deve trabalhar em ambientes silenciosos (ou, na falta disso, colocar fones de ouvido com redução de ruído) e evitar locais muito confortáveis.

Leia também: Como se concentrar: 5 abordagens para melhorar sua concentração

Conclusão

A névoa mental é uma sensação desagradável que nos impede de nos concentrar. Felizmente, isso não é uma fatalidade. Para recuperar nossa clareza mental, devemos:

  • Manter uma vida saudável
  • Faça pausas para tomar ar fresco 
  • Colocando nossos pensamentos no papel
  • Evite multitarefa
  • Organize nosso espaço
  • Faça uma cura de informação
  • Trabalhe no lugar certo

Notas:

  1. Alimentos que afetam a memória e a inteligência
  2. Examinando caminhadas em grupo na natureza e múltiplos aspectos do bem-estar: um estudo em larga escala
  3. Neurocientistas dizem que multitarefa literalmente drena as reservas de energia do seu cérebro

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