Como se concentrar: 5 abordagens para melhorar a concentração


“ A concentração é a faculdade que cria os ases, os super-homens ”. Victor Pauchet

A capacidade de manter o foco é uma das qualidades mais úteis que você pode aprender.

Quando sabemos nos concentrar de forma eficaz, enriquecemos nosso pensamento, encontramos soluções relevantes, tomamos melhores decisões, convencemos mais facilmente e obtemos melhores resultados.

Warren Buffet e Bill Gates também admitiram que é essa capacidade de manter o foco  que mais contribuiu para seu sucesso .

Quando somos capazes de nos concentrar de forma eficaz, também entramos em um círculo virtuoso.

(1) Nós nos movemos mais rápido: A concentração nos permite avançar mais rápido em nossas tarefas, projetos e objetivos porque trabalhamos ininterruptamente. Como afirma a Lei de Carlson ,  “ O trabalho feito continuamente leva menos tempo e energia do que quando feito em lotes” .

(2) Aprendemos mais:  Quando nos concentramos, retemos mais do que aprendemos, seja de nossas experiências ou de nossas leituras. 

(3) À medida que aprendemos mais, progredimos mais. Otimizamos nossos esforços e nossos recursos. Corrigimos nossos erros. Focamos mais no que funciona. Aplicamos o que aprendemos.

(4) Ganhamos confiança:  À medida que fazemos as coisas melhor e mais rápido, ficamos mais confiantes.

(5) Trazemos mais valor:  Toda essa reação em cadeia nos permite trazer mais valor ao nosso redor. Temos mais conhecimento para transmitir, mas também a confiança para transmiti-lo.

Ao transmitir o nosso conhecimento aprendemos mais graças à troca que nos permite ir mais rápido, aprender mais e progredir mais….1

Neste artigo, veremos como se concentrar para ser mais produtivo.

rapaz focado
rapaz focado

Antes de começar: Se você deseja aumentar seu foco e eficiência, baixe as 10 técnicas comprovadas para focar (e realizar mais) . Você descobrirá em particular: “ Como eliminar distrações ”, “ Como criar um ambiente de trabalho ideal ” e “ Como aumentar sua concentração com estimulantes naturais ”.

Evite multitarefa

Agora é aceito que multitarefa não funciona. Vários estudos mostram que nosso cérebro é incapaz de se concentrar efetivamente em várias coisas complexas ao mesmo tempo.

Um dos estudos conduzidos pelo Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica, por exemplo, descobriu que pessoas que tentaram realizar várias tarefas simultaneamente cometeram 3 vezes mais erros do que pessoas que se concentraram apenas em uma coisa de cada vez.2 

O Journal of Experimental Psychology também indicou que a multitarefa faz com que percamos em média 40% do tempo produtivo. Ao alternar constantemente de uma tarefa para outra, na verdade perdemos muito tempo refocando.

Ainda mais preocupante, a multitarefa afetaria negativamente nossas funções cerebrais. Um estudo liderado por Clifford Nass, da Universidade de Stanford, revelou que pessoas acostumadas a trabalhar em várias tarefas simultaneamente tinham muito mais dificuldade em se concentrar em uma única tarefa de cada vez e que seu cérebro funcionava menos bem quando tentavam fazê-lo.

Quando estamos acostumados a multitarefas, reduzimos nossa atenção e retemos menos informações. Foi comprovado que reduz temporariamente nosso QI em 15 pontos.3 

Para manter o foco, devemos, portanto, evitar multitarefas a todo custo e tentar manter nossa atenção em uma coisa de cada vez.

Elimine as distrações

Manter o foco é uma grande parte de saber como eliminar distrações.

Entre as distrações mais comuns estão:

  • as chamadas
  • as mensagens
  • as notificações
  • redes sociais
  • e-mails
  • pop-ups
  • a televisão
  • netflix
  • YouTube
  • ambiente barulhento
  • as reuniões
  • interrupções de colegas
  • fofoca

É muito fácil reconhecer esses tipos de distrações e, geralmente, bastam algumas boas ferramentas e reflexos para eliminá-las.

menino focado
menino focado

Você pode por exemplo:

  • coloque nosso telefone no modo avião
  • usar aplicativos como o Freedom para bloquear todos os sites que possam nos distrair enquanto trabalhamos
  • Use o RescueTime para calcular o tempo que perdemos diariamente
  • Escreva uma carta de atenção para que você não perca mais tempo em reuniões, não seja mais interrompido e não perca mais tempo com fofocas
  • Use fones de ouvido com cancelamento de ruído e ouça música que aumenta nossa produtividade para eliminar distrações de ruído

Essas soluções eliminam a maioria das distrações que todos conhecemos.

No entanto, existem outros tipos de distrações que são muito mais difíceis de identificar e eliminar porque assumem a aparência de atividades produtivas.

Escrever um relatório de reunião, por exemplo, editar vídeos, codificar um aplicativo móvel, aprender um novo idioma… são atividades que podem parecer produtivas à primeira vista.

E são em alguns casos.

Somente se nosso objetivo é escrever um livro, por exemplo, eles são realmente distrações porque desviam nossa atenção das ações que devemos tomar para atingir nosso objetivo.

Para evitar esses tipos de distrações, é importante definir claramente nossos objetivos (com  objetivos SMART, por exemplo ) e lembrá-los constantemente para evitar distrações.

Crie um ambiente de trabalho ideal

Nosso cérebro tende a se distrair com o ambiente quando as tarefas ficam difíceis.

Para manter o foco, você pode decidir se disciplinar (o que exige muita energia e força de vontade) ou simplesmente eliminar as distrações do contexto em que se encontra, o que é muito mais fácil.

Uma ótima maneira de fazer isso é organizar nosso espaço de trabalho, mantendo apenas o que é absolutamente essencial.

A garrafa de água vazia em nossa mesa, a xícara de café pela metade, o creme para as mãos, os pedaços de papel, os embrulhos… de forma alguma nos permitem fazer nosso trabalho melhor, então por que mantê-los?

Ao eliminá-los ou mantê-los fora de vista, somos menos propensos a nos distrairmos com eles, o que nos permite ficar mais focados.

A criação de um ambiente de trabalho ideal também significa colocar tudo em seu lugar. Ao guardar nossos pertences em locais específicos, conseguimos encontrá-los com mais facilidade e rapidez.

Não perdemos mais tempo procurando este ou aquele caso ou interrompendo nossos colegas para descobrir para onde foi o objeto X, Y ou Z.

mesa organizada
mesa organizada

Aumente seu cérebro naturalmente

Estimulantes naturais são uma ótima maneira de aumentar nossa concentração.

Alguns dos melhores estimulantes incluem:

  • Café: O café é um dos estimulantes mais conhecidos para aumentar nossa energia e concentração. Geralmente leva apenas 10 minutos para ver os efeitos.
  • Erva-mate: A erva-mate é excelente para concentração. Seus efeitos são mais graduais do que o café. A principal desvantagem do café é que o café geralmente faz com que ele “faa” após algumas horas. Isso quer dizer que sentimos as consequências de seus efeitos. O aumento de energia, em seguida, dá lugar ao nervosismo, estresse e fadiga. Este não é o caso da erva-mate. Esta bebida fornece uma fonte constante de energia ao longo do dia sem qualquer efeito “crash”.
  • Água: Há uma infinidade de razões para beber água regularmente e a concentração é uma delas. Beber água ao longo do dia tem efeitos benéficos no nosso cérebro e nos nossos níveis de energia. Basta estar desidratado para perceber a importância da água. Quando você fica sem água, geralmente sofre de dores de cabeça, fica cansado e às vezes até se sente tonto. Beber água regularmente garante o bom funcionamento do nosso cérebro.  
  • Óleo de coco: O óleo de coco promove a produção de cetonas que são uma fonte de energia para o nosso cérebro.

Para aumentar nossa concentração também há ginkgo, bacopa ou sálvia.4 

Treine seu cérebro para manter o foco

Uma maratona não pode ser improvisada.

Se quisermos chegar à linha de chegada no Dia D, temos que treinar por várias semanas.

Com cada treino, você aprende a respirar e encontrar seu ritmo, mas também a fortalecer seus músculos e trabalhar sua mente.

Depois de bastante tempo e esforço, desenvolve-se resistência suficiente para correr uma maratona inteira.  

Melhorar nossa concentração é um pouco como treinar para correr uma maratona. Deve-se praticar regularmente, para poder se concentrar profundamente, rapidamente e por longos períodos de tempo.

É assim que desenvolvemos nossa resistência cognitiva.

caixa de indicações
caixa de indicações

Aqui estão alguns exercícios e atividades que podemos fazer regularmente para melhorar nossa concentração:

  • Meditação: A meditação é o melhor exercício para melhorar nossa concentração. Existem muitos tipos de meditação. A maneira mais fácil de começar é se concentrar em sua respiração. Basta fechar os olhos e chamar nossa atenção para o bem e o bem da nossa respiração. Quando sentimos que estamos pegando e nossa mente está pensando em outra coisa (o que vai acontecer), devemos calmamente trazer nossa atenção de volta à nossa respiração. Ao treinar constantemente para reorientar nossa atenção, melhoramos nossa resistência cognitiva.
  • Leitura: Ler livros regularmente ou artigos longos sem interrupção é outra ótima maneira de praticar a concentração. Hoje passamos muito tempo “zapping”, indo de aplicativos em aplicativos, de sites em sites… Muitas vezes só lemos as primeiras frases dos artigos, só assistimos os primeiros segundos dos vídeos ou ouvimos os primeiros versos da música. Na verdade, passamos muito tempo “na superfície” e não nos damos a chance de explorar. Ao ler cerca de dez páginas diariamente sem interrupção, não apenas melhoramos nossa concentração, mas também descobrimos assuntos em profundidade.
  • Faça atividades cognitivamente desafiadoras: Certas atividades são excelentes para estimular nosso cérebro e nossa concentração. Encontramos, por exemplo, jogos de escrita, programação, design ou mesmo de lógica. Esse tipo de atividade nos obriga a pensar em detalhes, usar nossa lógica, fazer conexões e refletir.

Existem muitos outros exercícios de concentração, mas fazendo os mencionados acima você já conseguirá se concentrar melhor.

___

Parabéns por chegar ao final deste artigo! Você é estatisticamente uma das poucas pessoas que manteve sua atenção até o fim.5   

Agora é a hora de exercitar seu cérebro seguindo as dicas que você aprendeu hoje.

Para ir mais longe, sinta-se à vontade para baixar as 10 técnicas comprovadas para focar (e realizar mais)

Gostou deste artigo ? Também recomendamos o Guia definitivo para melhorar a concentração

Classificações

  1. Por que o foco vence 
  2. Para multitarefa ou não para multitarefa 
  3.  Multitarefa prejudica seu cérebro e carreira, sugerem novos estudos 
  4.  4 plantas boas para memória e concentração 
  5. Você não vai terminar este artigo 

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