Como se motivar: 8 técnicas simples, mas infalíveis

Como se motivar? 

Ao ler citações inspiradoras? Ao assistir a vídeos motivacionais? Usando um aplicativo motivacional? Repetindo um mantra? 

Existem muitas maneiras de se motivar. Mas entre todos os que testei nos últimos anos, apenas 8 foram realmente úteis para mim. 

Essas 8 técnicas me ajudam a realizar as tarefas que não quero fazer, me motivam a praticar esportes, a me levantar de manhã, a me arrumar e a ir atrás dos meus objetivos.

Então aqui estão as 8 técnicas que, na minha opinião, são as mais eficazes para se motivar.

Como se motivar com a lei de Newton?

A lei do movimento de Newton é basicamente uma lei física, mas também permite que você entenda como se motivar. 

Esta lei afirma que um objeto em repouso tende a permanecer em repouso enquanto um objeto em movimento tende a permanecer em movimento. Somente uma força externa pode mudar seu estado.

Para entender melhor, imagine uma rocha estacionária acima de uma colina.

Contanto que você não a mova, a pedra permanece fixa. Mas você só precisa exercer força suficiente sobre ele para começar a se mover e rolar ladeira abaixo. 

Tudo o que precisa é de um pequeno empurrão inicial para se mexer. Em seguida, ele desce a encosta sem nenhum esforço de sua parte.

Esta é uma ótima analogia para a nossa motivação. 

Quando nos falta motivação , somos a rocha imóvel acima da colina. Não queremos nos movimentar, fazer tarefas domésticas, praticar esportes, fazer uma tarefa assustadora… 

Para se mexer e realizar todas essas coisas, também precisamos de uma mão amiga.

Então, o que exatamente pode “nos colocar em movimento”?

Bem, essa é a técnica de 10 minutos. 

Para aplicar esta técnica, é simples, basta pegar a tarefa para a qual você não tem motivação e trabalhar nela por apenas 10 minutos e parar se desejar.

Qual é o ponto que você pergunta?

O interesse é superar a resistência que se sente antes de realizar uma tarefa.

Porque no final o mais difícil não é realizar uma tarefa em si, mas começar. Uma vez que você está dentro, é muito mais fácil continuar.

Quando assistimos Netflix no sofá, o difícil é desligar a TV e levantar para limpar. Depois de ter o aspirador nas mãos, é muito mais fácil continuar.

Quando acordamos de manhã para correr, o difícil é sair da cama, vestir o equipamento esportivo e dar os primeiros passos. Uma vez que você está em movimento, é mais fácil continuar.

E quando você quer mover uma pedra sobre uma colina, a parte mais difícil é empurrá-la. Uma vez que começa a rolar, ele desce a colina sozinho sem nenhum esforço.

O momento que antecede a ação é, portanto, sempre o mais difícil. É por isso que a técnica de 10 minutos é útil.

pessoal trabalhando junto
pessoal trabalhando junto

Quando dizemos a nós mesmos que temos que realizar algo por apenas 10 minutos, reduzimos a dificuldade. Limpar por 10 minutos exige pouco esforço e correr por 10 minutos é brincadeira de criança. E é justamente porque percebemos isso como fácil que conseguimos nos motivar mais facilmente.

Agora, como fazemos quando nossa tarefa nos leva mais de 10 minutos? Isso significa que devemos deixar todas as nossas tarefas inacabadas?

Na verdade, muitas vezes ultrapassamos os 10 min. Como somos levados pela nossa tarefa e estamos no fluxo , não queremos parar, mas continuar.

Os 10 minutos realmente nos dão o impulso que precisamos para iniciar nossa tarefa. Uma vez que você está nele, apenas deixe-se levar e continue até que você tenha percebido completamente.

O objetivo da técnica de 10 min é, portanto, não nos parar após 10 min, mas nos dar o impulso para começar.

Leia também: Como chegar ao trabalho quando você não está com vontade

Corte grandes projetos em pequenos pedaços

Acabamos de ver como nos motivar a fazer uma tarefa com a lei de Newton, mas o que fazer quando nos deparamos com um projeto?

Um projeto exige mais esforço do que uma tarefa e não podemos enganar nossos cérebros tão facilmente para usar a técnica de 10 minutos.

Em primeiro lugar, para se motivar a realizar projetos, você não deve considerá-los como um todo, mas sim cortá-los em pequenos blocos digeríveis. Isso muda nossa percepção do trabalho a ser feito e nos motivamos mais facilmente.

Para isso, devemos pré-mastigar nosso trabalho ao máximo. Ou seja, prepare um plano, subdivida esse plano em etapas e para cada etapa liste as tarefas a serem cumpridas.

Ao fazer este trabalho preparatório, incentiva-nos a realizar o nosso projeto. É um pouco como quando queremos nos motivar para praticar esportes, preparar nossas coisas com antecedência pode nos encorajar a nos exercitar quando chegar a hora. Ou como quando queremos adquirir o hábito de comer mais frutas e legumes, cortá-los previamente e colocá-los em destaque na geladeira pode nos estimular a comer mais.

Quanto mais pré-mastigamos nosso trabalho, mais fácil é nos motivarmos.

Para ajudá-lo a fazer essa base e criar um plano de ação sólido, recomendo a leitura do seguinte guia: 

Como você elabora um plano de ação sólido (e cumpri-lo)?

Você aprenderá todas as etapas necessárias para preparar seus projetos e muito mais.

objetivo
objetivo

Pessoalmente também gosto de usar esta técnica para pequenas coisas do dia-a-dia mesmo que não estejam relacionadas com projetos. Por exemplo, quando não tenho motivação para correr, na minha cabeça divido a ação de correr em várias microações: 

  • colocar minhas coisas de esportes
  • colocar meus sapatos
  • pegue meu telefone e fones de ouvido

Então eu sei que só preciso colocar meu equipamento esportivo e depois me motivar para fazer o resto.

Observe a distância percorrida

Um montanhista que mantém os olhos fixos no cume sempre desanima mais rapidamente. Porque cada vez que o olha, vê a distância que ainda tem de percorrer, os esforços a fazer e as zonas difíceis que tem de atravessar. 

Para apreciar melhor sua caminhada e se motivar para seguir em frente, ele também deve reservar um tempo para parar para contemplar a paisagem e olhar a distância percorrida.

Para se motivar a longo prazo, você tem que fazer como o alpinista.

Quando perseguimos um objetivo, certamente devemos pensar no futuro, planejar e seguir em frente, mas também devemos reservar um tempo para parar e contemplar o passado para apreciar o progresso alcançado. Porque se olharmos apenas para a distância que nos espera, mais cedo ou mais tarde acabamos nos desmotivando. 

Quando pensamos apenas nos esforços a serem feitos, nos passos a serem dados e nas dificuldades a serem superadas, cansamo-nos mental e emocionalmente. Temos a sensação de estagnação ou de nos movermos muito devagar. E, a longo prazo, muitas vezes é uma fonte de desmotivação e abandono.

Olhar para trás de tempos em tempos nos permite lembrar que estamos progredindo, o que nos dá motivação para seguir em frente.

Lembrando para o que começamos

Esse conselho pode parecer clichê, mas para se motivar às vezes você precisa se lembrar do que começou.

Quando perseguimos um objetivo, geralmente estamos cheios de entusiasmo e motivação no início. Nossa visão é clara, nosso plano está definido e estamos animados para seguir em frente.

E então surgem as primeiras dificuldades. Estamos progredindo mais lentamente do que imaginávamos. Damos 1 passo para frente e 2 passos para trás… Estamos presos na turbulência. E à força de derrubar paredes, às vezes acontece que perdemos a esperança, ficamos desmotivados ou mesmo às vezes queremos parar. 

Nesses momentos é importante lembrar para que começamos. 

O porquê é o que dá sentido ao que fazemos. Se nosso porquê for forte o suficiente, nos dará energia para seguir em frente e superar todas essas dificuldades.

Quando passo por momentos difíceis, paro tudo por 5 a 10 minutos e medito no meu porquê. Por que faço o que faço? Por que vale a pena superar essas dificuldades? Por que superá-los faz sentido? 

caixa de indicações
caixa de indicações

Isso me ajuda a ficar motivado. 

Leia também: Método dos 5 porquês: O guia prático em 3 passos

Cerque-se das pessoas certas para se motivar

Jim Rohn disse: 

Somos a média das 5 pessoas com quem mais convivemos. 

Se as pessoas ao nosso redor são tóxicas, derrotistas ou não têm motivação, tendemos a nos parecer com elas. 

Você gosta de mim, somos esponjas reais. O ambiente em que evoluímos impacta muito a forma como pensamos e agimos. E nosso ambiente social não é exceção. 

Somos “esponjas” que, em qualquer idade, absorvem as emoções e adotam os comportamentos e atitudes do nosso entorno imediato. 

DANIEL DESBIENS

Portanto, é importante nos cercar de pessoas positivas que nos apoiam e compartilham nossa visão. Eles não apenas nos motivarão, mas também estarão lá para nos ajudar em tempos difíceis.

Descanse

Estar motivado é acima de tudo uma questão de energia. Quando nos falta motivação, muitas vezes é porque nos falta energia. 

Percebi isso há alguns anos quando criei meu primeiro blog enquanto estudava. O assunto do blog me fascinava e eu adorava escrever artigos. Mas depois de um ano comecei a ter muita dificuldade em me motivar para animá-lo.

No entanto, nada havia mudado. Eu ainda amei tanto o tema do blog e escrever foi um verdadeiro prazer. E, no entanto, quando estava na frente do computador, não conseguia me acostumar.

E então fiz uma pausa. Parei de blogar por 1 mês para tirar umas férias. Quando voltei, estava empolgado novamente e minha cabeça estava cheia de ideias. 

Tudo o que eu realmente precisava era descansar.

Criar um blog em paralelo com meus estudos me cansou muito. E com uma pausa de 1 mês consegui recarregar as baterias e a minha motivação ao mesmo tempo. 

Às vezes, tudo o que você precisa para se motivar é um pouco de descanso. Para fazer isso, as 3 coisas a seguir devem ser respeitadas: sono, pausas, férias.

  • Sono: Dormir 7 a 8 horas por noite, em média, é importante. Alguns precisarão de mais tempo, outros de menos , é tudo uma questão de dormir o suficiente e entrar em uma rotina.
  • Pausas: Fazer uma pausa de 5 minutos a cada 25 minutos seguindo o método Pomodoro pode nos ajudar a gerenciar melhor nossa energia diária, mas também nosso nível de motivação.
  • Férias: Quando sentimos que estamos constantemente cansados ​​e nada nos motiva, muitas vezes é um sinal de que precisamos tirar férias. Fazer uma pausa de vários dias de tempos em tempos é crucial para se manter motivado a longo prazo.
espaço de trabalho
espaço de trabalho

Leia também: Como gerenciar sua energia e não apenas seu tempo

Como se motivar recompensando a si mesmo

Há uma boa razão para os jogos serem tão viciantes. Quando completamos um nível ou ganhamos algo, nosso cérebro secreta o que é chamado de dopamina . A dopamina é um neurotransmissor que causa a sensação de prazer. Quase age como uma droga para o nosso cérebro. 

Uma vez liberado, nosso cérebro procura segregá-lo novamente e fará tudo ao seu alcance para fazê-lo. É por esta razão que depois de completar um nível, você não pode deixar de continuar jogando para completar outro e depois outro. Nosso cérebro nos empurra para jogar para liberar cada vez mais dopamina. 

A dopamina pode causar maus vícios (vício em jogos, redes sociais, etc.), mas também pode nos motivar a fazer coisas boas. Basta aprender a usá-lo estrategicamente.

Uma boa maneira de usar a dopamina para se motivar é se recompensar toda vez que concluir uma tarefa, passar por um marco ou atingir uma meta. Se associarmos essas coisas a algo agradável, nosso cérebro secretará dopamina e nos levará a agir na direção desejada.

Por exemplo, você pode se deliciar com um bom restaurante depois de concluir um projeto. Organize um fim de semana depois de ter alcançado uma meta ambiciosa ou até se permita fazer uma maratona da Netflix no fim de semana depois de uma semana produtiva. A antecipação desses momentos de prazer nos motivará a seguir em frente. 

Ouvir música

Em 2007, o atletismo dos EUA proibiu os atletas de usar fones de ouvido durante as competições, acreditando que ouvir música dava a alguns deles uma vantagem competitiva.1 E por uma boa razão, a música pode ser uma poderosa fonte de motivação. 

A música energizante estimula o sistema nervoso simpático. Nossas vias aéreas se abrem e nossa frequência cardíaca aumenta. É excelente quando você quer praticar uma atividade física, mas também quando você está tentando se motivar para fazer uma tarefa chata.

Para motivá-lo e ser produtivo, criei uma lista de músicas que a ciência recomenda:

A música recomendada pela ciência para aumentar nossa produtividade

Essas músicas ajudarão a motivá-lo.

Conclusão

Para concluir, aqui está um lembrete das técnicas para se motivar: 

  • Motive-se seguindo a lei de Newton
  • Corte grandes projetos em pequenos pedaços
  • Observe a distância percorrida
  • Lembrando para o que começamos
  • Cerque-se das pessoas certas
  • Descanse
  • se recompense 
  • Ouvir música

Notas:

  1. Veja como a música pode dar aos atletas uma vantagem competitiva

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