Contraste mental no ambiente de trabalho

Se você está interessado em desenvolvimento pessoal, já deve ter ouvido falar em visualização de metas ou quadro de visão.

A ideia com esses exercícios é imaginar a vida dos seus sonhos em detalhes para inspirar e motivá -lo a transformar esse ideal em realidade.

Quando descobri essas técnicas há alguns anos, me emprestei ao jogo, todos os dias visualizava meus objetivos e os anotava em um caderno . Mas depois de alguns meses, parei por 2 motivos: 

  • Visualizar meus objetivos foi o suficiente para mim : não senti a necessidade de me esforçar para alcançá-los porque já os havia alcançado em minha imaginação. Bastava fechar os olhos para redescobrir esse ideal que havia criado. 
  • Visualizar meus objetivos me frustrava : cada vez que eu os visualizava, isso me lembrava como minha vida diária estava a anos-luz de distância da vida que eu sonhava. Em vez de me inspirar e motivar, isso me frustrou e me desmotivou.

Mais tarde, aprendi que havia outro método de visualização muito mais eficaz para atingir seus objetivos . Isso consiste em criar um contraste mental para avançar proativamente em direção à própria visão. Neste artigo você descobrirá o que é contraste mental e como criá-lo aplicando o método WOOP.

assistente financeiro
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O que é contraste mental?

Em 2000, Gabriele Oettingen, professora de psicologia da Universidade de Nova York evocou pela primeira vez a noção de contraste mental. Ela explica que uma pessoa pode maximizar seu compromisso com seus objetivos considerando perspectivas positivas e negativas. Em outras palavras, em vez de visualizar apenas seus objetivos e sua vida dos sonhos, você também visualiza os potenciais obstáculos e dificuldades que estão em seu caminho. 

Essa abordagem é mais útil porque permite que você confronte seus desejos e planos com os limites da realidade. Você, portanto, vai além do estágio de devaneio para se preparar mentalmente para as dificuldades. 

Vamos dar um exemplo para ver como é. Digamos que seu objetivo seja publicar um livro. Você vai imaginar os dois aspectos positivos:

  • a satisfação de segurar seu livro em suas mãos
  • o orgulho de ver seu livro no topo da gôndola 
  • comentários positivos de seus leitores
  • suas vendas de livros 

Mas você também vai imaginar os aspectos negativos: 

  • trava ao escrever 
  • dificuldade em encontrar um editor 
  • as muitas trocas com seu editor e as correções
  • a frustração de não poder incluir certas partes que eram importantes para você
  • o estresse de cumprir prazos

Ao visualizar essas 2 dimensões, você equilibrará sua visão.

Agora, para que o contraste mental funcione, você precisa dar peso igual ao positivo e ao negativo. Se você se concentrar apenas no positivo, você esconderá seu rosto e encontrará os problemas de que falei na introdução. Mas se você visualizar apenas o negativo, você vai se assustar e não agir . Então você precisa de ambos para criar uma boa dinâmica.

Como criar um contraste mental com o método WOOP?

Método woop

O método WOOP é uma ótima maneira de aplicar contraste mental. Permite formular seus objetivos, visualizar seus resultados e imaginar os obstáculos. 

WOOP é um acrônimo que significa Desejo, Resultado, Obstáculo e Plano. É traduzido para o francês pelo método DROP (Desire, Result, Obstacle, Plan).

Isto é o que as letras WOOP se referem:

  • Desejo : Qual objetivo você quer alcançar?
  • Resultado : Qual deve ser o resultado quando o objetivo for alcançado?
  • Obstáculo (obstáculos) : Que obstáculos estão no seu caminho?
  • Plano (plano) : Como superar obstáculos?

Para aplicar este método, você só precisa seguir 4 passos.

Passo 1: Defina seu objetivo

Para começar, formule claramente seu objetivo, certificando-se de que seja específico. Se pretende desenvolver o seu negócio, por exemplo, não diga: “ Quero aumentar o meu volume de negócios ”, mas sim: “ Quero duplicar o meu volume de negócios até ao final do ano desenvolvendo uma nova oferta ”.

Para descobrir se seu objetivo é específico o suficiente, faça a si mesmo a seguinte pergunta:

Se eu pedisse a outra pessoa para realizar meu objetivo por mim, obteria exatamente os resultados que desejava?

Se você pedir a alguém para aumentar seu volume de negócios, isso não significa que você obtém exatamente o que deseja. Quanto você quer aumentar seu faturamento? Por quanto tempo? De que maneira? Isso pode ser confuso. Considerando que se você pedir para dobrar seu faturamento até o final do ano desenvolvendo uma nova oferta, é muito menos ambíguo. 

Leia também: Como definir metas SMART

Passo 2: Visualize seus resultados

Uma vez que seu objetivo esteja claramente definido, imagine como seria sua vida se você pudesse alcançá-lo. Como você se sentiria? Que diferença faria em sua vida?

Se você pudesse dobrar seu faturamento, o que isso significaria para você? Você contrataria alguém para aliviar suas semanas? Qual seria o impacto no seu estilo de vida?

Aproveite o tempo para descrever sua vida ideal. Este exercício de visualização aumentará sua motivação e lhe dará energia para atingir seu objetivo.

Passo 3: Identifique os obstáculos

Para criar contraste mental, você não pode apenas visualizar seus objetivos, você também deve considerar os potenciais obstáculos que ficarão em seu caminho. O terceiro passo é, portanto, imaginar as dificuldades que você enfrentará para perseguir seus objetivos. 

Se você quiser dobrar sua receita, precisará experimentar novas estratégias, correr riscos e sair da zona de conforto . 

Para esta etapa, faça uma lista de todos os obstáculos que você acha que encontrará. Pensar em qualquer coisa que possa ser um problema o ajudará a estar mais preparado.

Passo 4: Formule um plano

Agora, tudo o que você precisa fazer é formular um plano para superar os obstáculos identificados na etapa anterior. Para isso, defina regras do tipo If […], then […] para cada obstáculo. Por exemplo :

  • Se eu não souber quais estratégias adotar para expandir meu negócio, chamarei um especialista para me ajudar  
  • Se eu achar difícil sair da minha zona de conforto, tentarei coisas novas e não intimidadoras que me permitirão me desafiar e gradualmente me acostumar com o desconforto.

Criar essas regras diferentes o ajudará a estar melhor preparado e a saber o que fazer quando tiver dificuldades. 

Leia também: Como criar um plano de ação sólido (e cumpri-lo)?

Conclusão

Se você quer alcançar seus objetivos, você não pode apenas pensar positivamente. Você também deve visualizar as dificuldades. É através disso que você cria um contraste mental.

Para criar esse contraste, siga os 4 passos do método WOOP:

  • Passo 1: Defina claramente seu objetivo (Desejo)
  • Passo 2: Visualize seus resultados assim que sua meta for alcançada (Resultado)
  • Passo 3: Identifique as dificuldades que você encontrará na busca desse objetivo (obstáculos)
  • Passo 4: Formular um plano para superar as dificuldades (Plano)

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