Locus de controle

Em 1954, Julian Rotter, um psicólogo americano, introduziu o conceito de locus of control (LC) ou locus of control . Ele explica que todos nós temos uma percepção diferente de controle. Algumas pessoas sentem que têm muito controle sobre suas vidas, enquanto outras sentem que estão à mercê das circunstâncias. 

Essa percepção é importante, pois determina nossas ações. Se pensarmos que estamos no controle de nossa vida, assumiremos a responsabilidade e nos moveremos para mudar as coisas (locus de controle interno). Por outro lado, se pensarmos que são as circunstâncias que estão no controle, então nos submeteremos às nossas vidas e colocaremos constantemente a culpa nos outros, no governo, no sistema… (locus de controle externo).

Todo o objetivo, como você já deve ter entendido, é adotar uma percepção que nos seja útil. Neste artigo, você aprenderá qual é a diferença entre locus de controle interno e externo e como desenvolver um locus de controle interno para construir resiliência .

Locus de controle externo

Locus de controle externo
Locus de controle externo

Se você tende a culpar fatores externos ou atribuir o sucesso à sorte ou ao acaso, então você tem um locus de controle externo. Nesse cenário, você se sente pouco no controle de sua vida. Você acredita que o que acontece com você depende acima de tudo dos outros e das circunstâncias. 

Se você chegar atrasado ao trabalho, por exemplo, colocará a culpa no seu despertador, engarrafamentos ou mau tempo. Em nenhum momento você dirá a si mesmo que poderia ter antecipado acordando mais cedo ou ajustando vários despertadores. 

Se o seu médico lhe disser que você tem diabetes tipo 2, você dirá a si mesmo que é genético e que você não pode fazer nada a respeito. Você não tentará mudar sua dieta comendo menos açúcar e mais vegetais.

E se você vir outras pessoas tendo sucesso profissionalmente, pensará que é apenas uma questão de sorte ou sorte. Você não explicará seu sucesso por seu trabalho e seu sacrifício.

Então, é claro que há muitas coisas que não controlamos. Não controlamos os outros, a sorte, nossa genética, o sistema… Mas ainda há coisas que podemos controlar como nossas escolhas, nossa opinião, nossos desejos ou até nossas aversões. E essas coisas são suficientes para mudar nosso destino. 

Local Interno de controle

Local Interno de controle
Local Interno de controle

Se a pessoa percebe um evento como dependente de seu comportamento ou de suas próprias características relativamente permanentes, isso é uma crença de controle interno.

PODRE

Se você tende a pensar que o que acontece em sua vida é resultado de seu próprio comportamento e que existe um forte vínculo causal entre suas ações e seu desempenho, então você tem um locus de controle interno.

Se alguém te ofende, por exemplo, você não perde horas culpando-o, mas procura entender como você chegou lá e como poderia ter evitado que isso acontecesse.

Se um cliente em potencial escolher os serviços do seu concorrente em vez dos seus, você não está reclamando, está se perguntando o porquê e está pensando no que poderia ter feito diferente.

Ter um locus de controle interno o coloca em uma posição de força, pois você se concentra no que controla. Você está, portanto, mais bem equipado para enfrentar as dificuldades. 

Agora, um locus de controle interno também pode prejudicá-lo quando levado a extremos. Se você se sentir responsável por absolutamente tudo o que acontece com você, tenderá a trabalhar demais e aumentar o risco de esgotamento . Você também ficará impaciente porque as coisas não serão rápidas o suficiente para você. E você pode até achar difícil admitir que algumas coisas estão além do seu controle.

Você deve, portanto, ter um senso de controle razoável para não colocar muita pressão em seus ombros.

Como desenvolver um locus de controle interno?

Faça uma revisão diária

Fazer check-ins diários o ajudará a perceber que você está no controle de seu destino e que o que acontece com você muitas vezes é resultado de suas próprias decisões . 

Para fazer essas avaliações, pergunte-se no final de cada dia:

Que papel eu desempenhei no que aconteceu hoje?

Se você perseguiu um cliente pela enésima vez para ser pago, pergunte a si mesmo como chegou lá? O que você poderia ter feito diferente para evitar que isso acontecesse? Você poderia ter descontado seu cliente antes de iniciar a missão? Você deveria ter se recusado a trabalhar com ele? 

Idem, se você perdeu uma apresentação por causa de um problema técnico, pergunte a si mesmo qual foi o seu papel nessa falha? Como você poderia ter previsto este evento inesperado? O que você fará para evitar que isso aconteça novamente?

Quando você pensar sobre o que aconteceu, concentre-se nas coisas que você controla, não nas circunstâncias. Ao criar esse hábito, você desenvolverá seu locus interno de controle.

Abrace o estoicismo

O estoicismo é uma ótima maneira de fortalecer seu locus de controle interno, porque o convida a se concentrar no que você controla e ignorar o resto. 

Para adotar esta filosofia, basta reler regularmente as máximas de grandes pensadores como Marco Aurélio, Epicteto ou mesmo Sêneca. Aqui estão alguns exemplos : 

Acusar os outros de seu infortúnio é o ato de um ignorante.

EPICTETO

Se você é ferido por coisas externas, não são elas que o perturbam, mas seu julgamento delas. E você tem o poder de derrubar esse julgamento agora.

MARCO AURÉLIO

Algumas coisas estão sob nosso controle, enquanto outras não. Controlamos nossa opinião, nossas escolhas, nossos desejos, nossas aversões e, em uma palavra, tudo relacionado às nossas próprias ações. Não controlamos nosso corpo, nossa propriedade, nossa reputação, nossa posição em uma palavra, nada que não seja relativo às nossas próprias ações.

EPICTETO

Ao reler esses princípios básicos regularmente, você desenvolverá novos reflexos e crenças que o ajudarão diariamente e aumentará seu lugar de controle interno.

Conclusão

Locus de controle refere-se a como você percebe as causas de seus sucessos e fracassos. Quanto mais você está convencido de que é responsável pelo que acontece com você, mais seu locus de controle é interno. Por outro lado, quanto mais você justifica as situações por fatores que não dependem de seu comportamento, suas ações ou sua vontade, mais o locus de controle é externo.

Para desenvolver seu locus de controle interno, você deve:

  • faça uma avaliação diária perguntando a si mesmo qual foi o seu papel nos eventos que aconteceram durante o dia 
  • adote o estoicismo para desenvolver o hábito de se concentrar no que você controla e ignorar o resto

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