Melhore seu desempenho explorando o estado de fluxo

“  Os melhores momentos da nossa vida não são quando estamos passivos, receptivos e relaxados… Os melhores momentos geralmente são quando nosso corpo ou mente são levados voluntariamente ao seu limite para realizar algo difícil, mas valioso.  – Mihaly Csikszentmihalyi1

O estado de fluxo. Todos nós já passamos por isso pelo menos uma vez na vida. Este estado durante o qual nos esquecemos completamente de nós mesmos em uma atividade, onde estamos hiper-concentrados e onde perdemos a noção do tempo.

De acordo com Csíkszentmihályi, este estado de fluxo é caracterizado por 6 componentes:

  • uma concentração intensa e focada no momento presente
  • uma fusão de ação e consciência
  • perda de autoconsciência reflexiva
  • um senso de controle pessoal sobre a situação ou atividade
  • uma distorção da experiência temporal
  • uma experiência da atividade como intrinsecamente gratificante2

Quando vários desses componentes se combinam, entramos em um estado psicológico ideal, graças ao qual somos mais eficientes, mais produtivos e mais felizes .

É também quando estamos neste estado que produzimos o nosso trabalho profundo , ou seja, o nosso trabalho que produz o maior valor.

moça concentrada
moça concentrada

Em seu livro Deep Work , Cal Newport explica que nossa capacidade de entrar no fluxo rapidamente nos dá uma vantagem significativa:

“Esta habilidade de que estou falando é a capacidade de se concentrar sem distração em uma tarefa difícil. Tendo passado os últimos 3 anos pesquisando e escrevendo meu livro Deep Work sobre este tema, estou convencido de que nosso foco é o novo QI; tornou-se uma das habilidades mais úteis e procuradas em nossa economia. Mas, ao contrário do QI, você pode melhorar significativamente essa habilidade através da prática. –Cal Newport 3

Se o estado de fluxo é sinônimo de desempenho e felicidade, então como exatamente promovemos esse estado?

É isso que veremos com as 5 dicas a seguir.

Antes de começar: Se você deseja aumentar sua concentração e eficiência, baixe  as 10 técnicas comprovadas de concentração . Você descobrirá em particular: “  Como eliminar distrações  ”, “  Como criar um ambiente de trabalho ideal  ” e “  Como aumentar sua concentração com estimulantes naturais  ”

Configure um sistema de produtividade

Quando nos afogamos em nossas tarefas, projetos e ideias e ficamos paralisados ​​por nosso trabalho, é mais provável que estejamos em estado de estresse do que em estado de fluxo.

Devemos, portanto, estabelecer um sistema produtivo para organizar nossa vida cotidiana e trabalhar com mais serenidade.

O método GTD (Getting Things Done) pode ser útil. Isso nos permite aumentar nossa produtividade melhorando nosso fluxo de trabalho.

Simplificando, esse método consiste em capturar e organizar melhor nosso trabalho e determinar efetivamente o que merece nossa atenção.

Para saber mais sobre esse método, convido você a ler o seguinte artigo:

Como aumentar sua produtividade com o método GTD

Elimine as distrações

O estresse não é o único elemento que reduz nossa capacidade de entrar em um estado de fluxo. Distrações como ruído ambiente, notificações, redes sociais, e-mails, telefone ou TV também podem criar interferência.

Para eliminar essas interrupções existem várias ferramentas.

Aplicativos como SelfControl ou Freedom , por exemplo, permitem restringir o acesso a determinados sites ou aplicativos que podem nos distrair.

Acessórios mais extremos, como Pavlok , dão choques elétricos sempre que você se distrai.

Para distrações sonoras, o uso de tampões de cera simples pode ser suficiente para eliminar o ruído ao redor. Fones de ouvido com redução de ruído, como o Bose QuietComfort , também são particularmente eficazes para a concentração, especialmente quando usados ​​para ouvir música destinada a aumentar nossa produtividade .

Medite para facilitar o estado de fluxo

A meditação é certamente o exercício mais eficaz para promover o estado de fluxo.

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia descobriram que alguns minutos de meditação por dia podem melhorar muito nossa concentração4 .

O estudo especifica que meditar melhora os 3 componentes da atenção, que são a capacidade de priorizar e gerenciar tarefas e objetivos, a capacidade de se concentrar em informações e a capacidade de permanecer consciente do ambiente.

Praticando a meditação regularmente, a pessoa é capaz de se concentrar mais rapidamente e por períodos de tempo mais longos. Enquanto a maioria das pessoas leva 20 minutos ou mais para entrar no fluxo, um meditador regular pode estar no mesmo estado quase instantaneamente.

Aqui estão os diferentes tipos de meditação que podem ajudar:

  • meditação transcendental
  • Meditação Vipassana 
  • meditação zazen

Crie um ritual para acionar o estado de fluxo

Antes de jogar uma partida, Cristiano Ronaldo sempre se certifica de que seu pé direito toca a grama antes do esquerdo5 .

Durante seus torneios, Serena Williams não lava as meias entre as rodadas porque acredita que mesmo uma pequena mudança pode resultar em sua derrota.

Quando Beethoven se levantava de manhã cedo, ele contava exatamente 60 grãos antes de moê-los para fazer seu café e sentar em sua mesa para trabalhar até as 14h.

meninas conversando
meninas conversando

Para começar o dia, Stephen King toma um copo de água ou uma xícara de chá e senta-se em algum lugar por 30 minutos. Ele toma suas vitaminas, ouve música. Ele então se senta em sua cadeira de trabalho onde seus papéis são classificados de uma certa maneira.

Todos esses rituais, por mais estranhos que sejam, não são triviais. Eles permitem que você entre em um estado de fluxo.

Ao tentar ter o melhor desempenho possível, você não pode confiar na sorte ou em nossos bons dias para estar no fluxo. Devemos sistematizar nosso condicionamento e é exatamente isso que esses rituais permitem.

Para criar um ritual, você deve primeiro definir um gatilho. Algo que fazemos sem muito esforço e que nos permite nos colocar em ótimas condições para nos concentrar.

Aqui estão alguns exemplos de gatilhos:

  • Faça seu café da manhã e sente-se em um local específico para começar a trabalhar
  • Ouvir uma música específica para nos colocar nas condições certas para nos concentrar
  • Faça exercícios de respiração e alongamento antes de malhar
  • Arrume sua cama no início do dia
  • Faça uma caminhada antes de começar a trabalhar

Seja o que for, temos que escolher algo que vem naturalmente para nós

Uma vez que descobrimos o que é, devemos então sistematizá-lo para que se torne um ritual. Ou seja, devemos adquirir o hábito de fazê-lo todos os dias. Se decidirmos tomar um café e sentar em um local específico para acionar o estado de fluxo, devemos fazê-lo diariamente para criar e fortalecer a conexão entre o acionador e o estado de fluxo.

Criar este tipo de ritual facilita muito o estado de fluxo.

Saiba como medir a dificuldade

O estado de fluxo tem seus limites. Você não pode estar em fluxo com qualquer tipo de projeto ou tarefa.

Se trabalharmos em algo muito simples, tendemos a ficar entediados. Nossa mente estará então mais inclinada a divagar. Por outro lado, se trabalharmos em algo muito difícil, ficaremos frustrados, o que não promoverá o estado de esquecimento que caracteriza o fluxo.

É, portanto, necessário escolher um desafio difícil, mas que se sinta capaz de assumir. Assim, nossa mente será estimulada e mais propensa a entrar em um estado de fluxo.

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O estado de fluxo é a forma mais nobre de produtividade. Esse estado não apenas nos dá felicidade, mas também nos permite estar mais focados. Ao seguir os 5 pontos mencionados acima, você terá mais controle sobre seu estado de fluxo e, portanto, melhor controle de seu desempenho.

Classificações

  1. Tudo sobre fluxo e psicologia positiva 
  2. Seis características da experiência ótima em psicologia positiva 
  3. Foco é o novo QI 
  4. Pesquisadores da Penn demonstram atenção aprimorada com treinamento de atenção plena 
  5. Aqui estão alguns dos rituais pré-jogo mais bizarros de atletas profissionais de todo o mundo 

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