Método WOOP

Após 20 anos de pesquisa, Gabriele Oettingen, uma renomada psicóloga alemã, descobriu uma ideia contra-intuitiva sobre metas: 

As dificuldades que encontramos na busca de um objetivo não são necessariamente um obstáculo ao nosso sucesso. Pelo contrário, eles podem nos ajudar a ser mais bem-sucedidos.

É desta constatação que nasceu o método WOOP . WOOP (também chamado DROP em francês) é uma abordagem cientificamente comprovada que permite identificar claramente seus objetivos e realizar planos de ação concretos  para alcançá-los.

Neste artigo, você descobrirá o que é o método WOOP, como ele o ajuda a atingir melhor seus objetivos e como aplicá-lo. 

Antes de começar: Se você deseja atingir seus objetivos, criei um treinamento gratuito sobre esse assunto no qual você aprenderá:

  • Dia 1: Como definir metas claras
  • Dia 2: A qualidade essencial para atingir seus objetivos
  • Dia 3: A melhor maneira de atingir seus objetivos
  • Dia 4: Como gerenciar sua vida profissional e pessoal quando você tem metas ambiciosas?

O que é o método WOOP/DROP?

WOOP
WOOP

O método WOOP foi inventado por Gabriele Oettingen, professor de psicologia da Universidade de Hamburgo e Nova York. WOOP é um acrônimo que significa Desejo, Resultado, Obstáculo e Plano. É traduzido para o francês pelo método DROP (Desire, Result, Obstacle, Plan).

Isto é o que as letras WOOP se referem:

  • Desejo : Qual objetivo você quer alcançar?
  • Resultado : Qual deve ser o resultado quando o objetivo for alcançado?
  • Obstáculo (obstáculos) : Que obstáculos estão no seu caminho?
  • Plano (plano) : Como superar obstáculos?

Este método é semelhante à abordagem de 5 etapas de Ray Dalio . Primeiro você define objetivos claros, depois identifica os problemas que enfrenta, faz um diagnóstico desses problemas, define um plano e aplica esse plano.

Os benefícios do método WOOP (método DROP)

Você ganha clareza em seu objetivo

O método WOOP permite identificar seu objetivo mais importante e seu horizonte de tempo. Desde o primeiro passo, você deve formulá-lo claramente e imaginar como seria sua vida se você conseguisse alcançá-lo. Ao fazer este exercício, você garante que ele é relevante e vale a pena o esforço que está prestes a investir para ter sucesso. 

Você aumenta suas chances de sucesso

A maioria das pessoas que estabelecem metas não as alcança. Muitas vezes porque ela se concentra demais em seus objetivos e não o suficiente nos possíveis obstáculos que podem encontrar. Eles definem que querem emagrecer, por exemplo, mas não têm ideia do que farão quando não tiverem motivação para praticar esportes ou cozinhar refeições saudáveis. Como resultado, eles ficam atolados na primeira dificuldade e perdem de vista seu objetivo. 

Com o método WOOP, você antecipa essas dificuldades. Você primeiro visualiza seu sucesso, depois os potenciais obstáculos que encontrará. Essa segunda visualização é importante porque prepara você emocional e mentalmente para as dificuldades, o que aumenta suas chances de sucesso.

menina com livro na cara
menina com livro na cara

Você define prioridades

O método WOOP ajuda você a saber quais são suas prioridades. Quando você tem clareza sobre qual é seu objetivo e por que deseja alcançá-lo, você coloca as coisas em perspectiva. Você tem uma ideia melhor do que tem prioridade . 

Se o seu objetivo é desenvolver uma atividade paralela ao seu trabalho, por exemplo, você saberá que ao chegar em casa à noite, a prioridade não será assistir Netflix ou sair nas redes sociais, mas seguir em frente com seu projeto. . Assim, você terá uma ideia melhor de como deve investir sua energia e tempo.

Como aplicar o método WOOP?

Pegue uma folha e uma caneta, sente-se em um lugar tranquilo onde você sabe que não será incomodado e aplique os 4 passos a seguir.

Passo 1: Defina o objetivo que você deseja alcançar

Para começar, formule claramente o objetivo que você deseja alcançar, certificando-se de que seja muito específico. 

“ Ser feliz ”, por exemplo, não é específico. O que “ ser feliz ” significa para você? É para encontrar um trabalho mais gratificante? Para melhorar seu relacionamento com os outros? Menos se deixar afetar pelos seus problemas? Você precisa saber exatamente o que isso significa para você. Você pode dizer algo como: “ Quero encontrar um emprego satisfatório até 31 de dezembro ” .

Uma boa maneira de saber se seu objetivo é específico o suficiente é se fazer a seguinte pergunta:

Se eu adicionasse essa meta à minha lista de tarefas , eu conseguiria desmarcá-la?

“ Ser feliz ”, por exemplo, não pode ser marcado. Você não pode dizer a si mesmo “É bom! Estou finalmente feliz, posso riscar da minha lista.” Por outro lado, “encontrar um emprego satisfatório antes de 31 de dezembro” é tiquetaqueável. Se você conseguir encontrar um antes do final do ano, poderá riscá-lo da sua lista de tarefas.

Passo 2: Imagine como seria sua vida se você alcançasse seu objetivo

Depois de definir claramente seu objetivo, imagine como seria sua vida se você pudesse alcançá-lo. 

Se você quer perder peso, por exemplo, imagine como você se sentiria em relação ao seu corpo com menos quilos, como os outros olhariam para você e o elogiariam. 

Idem, se você quer se tornar financeiramente independente, imagine ser capaz de viver de acordo com suas próprias regras, não mais depender de um chefe e, finalmente, poder fazer as coisas que você gosta.

Aproveite o tempo para descrever essa vida ideal e anote todos os detalhes em sua folha. Este exercício de visualização aumentará sua motivação e lhe dará energia para atingir seu objetivo. 

aprendizado
aprendizado

Passo 3: Identifique os obstáculos que o impedem de alcançar seu objetivo

Como vimos antes, você não pode apenas visualizar seus objetivos para alcançá-los, você também deve visualizar os potenciais obstáculos que estão em seu caminho. O terceiro passo é, portanto, imaginar os problemas e dificuldades potenciais que você enfrentará na busca de seus objetivos. 

Se o seu objetivo é emagrecer, por exemplo, com certeza você vai sentir falta de motivação em alguns momentos. Você não sentirá vontade de praticar esportes ou desejará pratos altamente calóricos.

E se seu objetivo é se tornar financeiramente livre, às vezes você pode querer comprar gadgets que não precisa em vez de investir seu dinheiro. Você deve, portanto, visualizar esses momentos para antecipá-los e se preparar para fazer a escolha certa quando chegar a hora.

Para esta etapa, faça uma lista de todos os obstáculos que você pode imaginar. Tente ser o mais abrangente possível. Quanto mais você pensar no futuro sobre qualquer coisa que possa representar desafios para alcançar seus objetivos, mais preparado você estará.

Passo 4: Formule um plano para superar obstáculos

A quarta e última etapa do método WOOP é formular um plano para superar os obstáculos identificados na etapa anterior. Para isso, defina regras do tipo If […], then […] para cada obstáculo. Por exemplo :

  • Se eu não tiver vontade de praticar esportes, farei uma pequena sessão que exija pouco esforço para manter o hábito de fazer atividade física. 
  • Se eu desejar um prato com muitas calorias, então escolherei meu prato favorito entre os pratos saudáveis ​​que me permito comer. 
  • Se um gadget me atrai, esperarei 2 meses antes de comprá-lo. Se eu ainda quiser muito até lá, então vou prosseguir com a compra. 

O que eu recomendo é que você anote essas regras e as mantenha sempre com você. Dessa forma, ao se deparar com a dificuldade em questão, basta ler a regra e aplicá-la. Com o tempo, você os conhecerá de cor e eles se tornarão uma segunda natureza. 

plano
plano

Conclusão

O método WOOP, também chamado de método DROP, é uma abordagem simples para atingir seus objetivos. Ele difere de outros métodos porque o convida a considerar os potenciais obstáculos que podem estar em seu caminho. 

Veja como o autor e professor Gabriele Oettingen resume esse método:

Defina algo que você deseja realizar que seja alcançável e realista para você. Por exemplo, assine um contrato com um novo cliente. Então imagine por alguns minutos o que aconteceria se esse desejo se tornasse realidade, deixe as imagens virem à sua mente. Então mude as coisas. Identifique o principal obstáculo à sua frente e imagine-o por alguns minutos. Agora vá para o seu plano: se você enfrentar o obstáculo X, você executará a ação Y em resposta.

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