Multitarefa: bom ou mau hábito?

Multitarefa é um mau hábito. Lemos sobre isso na imprensa, em livros, em blogs. Ouvimos isso em podcasts, no rádio… Sem falar nos muitos estudos que o demonstram. Alguns até comprovam que trabalhar em várias tarefas ao mesmo tempo nos faria perder em média 40% de produtividade1

Diante dessa constatação, a monotarefa tornou-se a nova moeda para ser mais produtiva. Hoje apostamos em métodos de tarefa única como o Deep Work , o método Pomodoro ou mesmo o Time-Blocking .

Eu amo esses métodos e sou o primeiro a usá-los. Eles me permitem produzir um trabalho de qualidade muito mais rápido do que se eu estivesse trabalhando em várias tarefas simultaneamente. No entanto, a multitarefa também tem seus usos. Em algumas situações, este é mesmo o melhor curso de ação.

Neste artigo, vamos relembrar por que a multitarefa prejudica nossa produtividade, mas também veremos as situações em que ela pode ser útil. 

moça escrevendo
moça escrevendo

Por que multitarefa é ruim

Nosso cérebro não é projetado para multitarefa. Ele é incapaz de se concentrar em várias tarefas complexas ao mesmo tempo. Quando fazemos multitarefas, temos a ilusão de trabalhar em várias coisas ao mesmo tempo, mas o que estamos realmente fazendo é mudar constantemente de uma coisa para outra muito rapidamente, e isso traz vários problemas.

Perda de desempenho

De acordo com um estudo da Universidade de Basileia , a multitarefa faz com que experimentemos uma sobrecarga cognitiva que diminui nosso desempenho. Nosso cérebro deve então prestar atenção a mais informações, o que deteriora nossa capacidade de raciocinar etomar boas decisões. 

Outro estudo da University College London confirma essa observação. Durante isso, neurocientistas escanearam os cérebros de pessoas que costumavam realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Eles descobriram que este último tinha uma densidade menor de massa cinzenta no córtex cingulado anterior e que isso tinha como consequência a diminuição de seu desempenho cognitivo.3.

A multitarefa teria, portanto, consequências negativas em nosso cérebro.

Perda de tempo

A multitarefa também nos faz perder mais tempo porque a troca de tarefas envolve o que é chamado de custo de troca :

“ Custo de troca refere-se ao preço que você paga cada vez que troca de tarefa. Cada vez que você passa de uma tarefa para outra, seu cérebro precisa de um momento para estar totalmente engajado na atividade. Você pode pensar nisso como a versão equivalente do aquecimento na academia. Leva um minuto ou dois antes que seu cérebro esteja funcionando a toda velocidade na nova tarefa .” 

JAMES CLEAR 

Em outras palavras, quanto mais tarefas você muda, mais tempo perde a concentração.

Perda de energia

A multitarefa também desperdiça energia. Cada vez que mudamos de tarefa, nosso cérebro consome glicose, e a glicose é a principal fonte de energia do nosso cérebro. Em vez de usá-lo para realizar o trabalho, ele é desperdiçado ao alternar constantemente de uma tarefa para outra. 

A multitarefa a priori, portanto, não é boa. E, no entanto, pode ser benéfico em certos casos específicos. 

mapa mental
mapa mental

Como a multitarefa pode nos tornar mais produtivos?

A multitarefa não funciona quando você tenta realizar várias tarefas complexas ao mesmo tempo, mas pode ser benéfico quando elas são automáticas, como explica a Dra. Susana Martinez-Conde, neurocientista e coautora de Sleights of Mind4 :

“ Tarefas que são automáticas ou que não exigem muita atenção nos permitem fazer uma espécie de multitarefa… estão fazendo. 

Além disso, de acordo com um estudo publicado na Psychological Science, também é possível realizar multitarefas quando nossas tarefas não estão em interferência. Ou seja, quando as coisas que você quer realizar ao mesmo tempo usam recursos cognitivos diferentes.

Se queremos escrever um artigo e responder a um e-mail ao mesmo tempo, por exemplo, não funciona porque as 2 tarefas chamam a mesma parte do nosso cérebro, a parte que processa a linguagem.  

Da mesma forma, se queremos enviar uma mensagem enquanto dirigimos, isso também não funciona porque estamos chamando a mesma parte do nosso cérebro que processa a visão. Não podemos olhar para a tela do nosso smartphone e olhar para a estrada ao mesmo tempo.

Por outro lado, você pode praticar esportes enquanto conversa com um amigo. Essas 2 atividades são compatíveis. Um apela para a parte do nosso cérebro que processa a linguagem, o outro para a parte que controla os movimentos do nosso corpo.  

Você também pode cozinhar e ouvir um podcast ao mesmo tempo (especialmente se souber a receita de cor). Para cozinhar apelamos aos movimentos do corpo, para ouvir um podcast apelamos à linguagem.

Resumindo, multitarefa funciona quando nossas tarefas são automáticas e/ou compatíveis. 

Conclusão

Muitas vezes percebemos a multitarefa como o mal a ser evitado a todo custo. Mas em algumas situações a multitarefa funciona.

Para saber quando realizar multitarefas, lembre-se da seguinte regra:

Se a multitarefa é como alternar constantemente de uma tarefa para outra, ela deve ser evitada. Por outro lado, se envolve trabalhar em tarefas automáticas ou de natureza diferente, não é um problema.

Notas :

  1. Multitarefa: custos de comutação
  2. A visão cega da deliberação: como a carga cognitiva pode melhorar os julgamentos.
  3. Sentar-se perto de um multitarefa diminui sua inteligência em 17 por cento
  4. Como funciona a multitarefa

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