Perfeccionismo: 5 estratégias simples para superá-lo

O perfeccionismo é uma qualidade e uma desvantagem ao mesmo tempo. Quando você é perfeccionista, é capaz de alcançar coisas extraordinárias, mas muitas vezes à custa de sua saúde mental e física.

Talvez o exemplo mais dramático de perfeccionismo seja o de Bernard Loiseau, o chef e dono de restaurante francês. 

O Sr. Loiseau era um workaholic. Ele era extremamente exigente e exigente. Foi isso que lhe permitiu obter as prestigiadas 3 estrelas no Guia Michelin e impulsionar-se para a primeira página do New York Times nos anos 90.

Mas o que sabemos menos sobre esse grande chef estrelado é que ele colocou uma pressão desumana em seus ombros. Um amigo dele confidenciou uma vez que ele era propenso a ataques de ansiedade graves e que estava tomando Prozac. Sua esposa também disse de seu marido que ele era bipolar e maníaco-depressivo. 

Então, quando em 2003 ele foi rebaixado de 19/20 para 17/20 pelo guia Gault e Millau e sofreu fortes críticas do Le Figaro, ele não aguentou e acabou com seus dias.

Muitas pessoas teriam se conformado com um 17/20 que já é uma excelente marca em si, mas não um perfeccionista. Um perfeccionista nunca está satisfeito. Para ele, o trabalho nunca termina, sempre podemos fazer melhor.

relógio
relógio

Então talvez seja isso que você pensa também. Talvez você nunca esteja satisfeito com seu trabalho e sinta que nunca faz o suficiente. E talvez você seja um perfeccionista. 

De qualquer forma, você logo descobrirá. Neste artigo, você verá o que é o perfeccionismo, como saber se você é um perfeccionista e como superá-lo. 

O que é perfeccionismo?

Na psicologia, o perfeccionismo é um traço de personalidade que leva as pessoas a buscar a perfeição quando, por definição, é impossível alcançá-la. 

Os perfeccionistas são, por natureza, muito duros consigo mesmos. Raramente estão satisfeitos com o que realizam. Suas expectativas irreais, sua necessidade de estar acima de qualquer reprovação e seu medo de cometer erros causam muita frustração e estresse.

De acordo com Don Hamachek, um psicólogo americano, existem principalmente 2 tipos de perfeccionismo1:

  • perfeccionismo normal : é quando uma pessoa tem altos padrões, mas ainda consegue encontrar satisfação através de um esforço sustentado
  • perfeccionismo neurótico : é quando uma pessoa nunca consegue encontrar satisfação, não importa quanto trabalho, sacrifício e esforço ela coloque. Ela persegue seus objetivos mais por medo do fracasso do que por desejo de realização.

Portanto, tome cuidado, não confunda ser perfeccionista com ser consciencioso . Porque, ao contrário dos perfeccionistas, as pessoas conscienciosas estabelecem padrões alcançáveis. Eles sabem equilibrar os esforços e aceitar seus erros. 

Os perfeccionistas, por outro lado, estabelecem metas inatingíveis. Eles têm dificuldade em aceitar erros e às vezes investem um esforço considerável em detalhes pequenos e sem importância em detrimento de coisas de maior prioridade.   

Esse traço de personalidade geralmente se desenvolve na infância. Uma criança que cresce em um ambiente onde seus pais são rígidos, onde eles têm grandes expectativas em relação a ela e onde ela aprende que a única maneira de ser amada e reconhecida é alcançar grandes coisas, muitas vezes se tornará uma perfeccionista.

homem no celular e no computador
homem no celular e no computador

As consequências do perfeccionismo 

O perfeccionismo tem muitas consequências, começando pelo estresse e ansiedade . Quando você estabelece padrões inatingíveis e não se permite erro, você coloca uma enorme pressão sobre si mesmo. Porque o que você pede a si mesmo é humanamente impossível.

Ser perfeccionista também é muito cansativo. Você gasta muita energia querendo controlar tudo nos mínimos detalhes e tentando garantir que tudo esteja perfeito. E como você julga que nunca faz o suficiente, nunca se dá um descanso, trabalha incansavelmente.

Isso também o torna menos produtivo, porque, como vimos um pouco antes, você às vezes se investe de forma imprudente em pequenos detalhes sem importância em detrimento do resto. Em alguns casos, também faz com que você procrastine . Você estabelece padrões tão altos para si mesmo que a própria ideia de começar o desencoraja. Você então prefere procrastinar em vez de conseguir algo imperfeito.

O perfeccionismo também cria um terreno fértil para a depressão. Quando você vive todos os dias com a sensação de nunca ser suficiente e nunca ser capaz de fazer o suficiente, você desenvolve baixa auto-estima e acha difícil encontrar fé no futuro, o que pode criar uma profunda tristeza.

Portanto, o perfeccionismo não deve ser encarado de ânimo leve.

Como saber se você é perfeccionista?

Somos todos mais ou menos perfeccionistas. Mas os mais perfeccionistas entre nós têm características que os outros não têm. Se você se reconhece nos pontos a seguir, provavelmente é mais perfeccionista do que uma pessoa comum.

Você é muito crítico consigo mesmo

Quando você é um perfeccionista, você é o seu pior crítico. Se você obtiver ótimos resultados, tudo o que verá são todas as pequenas coisas que poderia ter feito melhor. Todos aqueles erros e imperfeições que você poderia ter evitado. Você nunca deve estar 100% satisfeito com seu trabalho.

Você tem expectativas irreais

Quando você conclui uma tarefa ou um projeto, você tem expectativas irreais. 

Você começa a escrever e quer ser tão bom quanto Stephen King. Você está aprendendo um novo idioma e gostaria de poder falar fluentemente depois de algumas aulas. Você começa a correr e estabelece a meta de correr 15 km desde a primeira sessão. E quando você não consegue, você se desvaloriza.

menina ansiosa
menina ansiosa

Você pensa em preto e branco

Quando você faz algo, tudo tem que ser perfeito. Qualquer coisa menos que perfeita é considerada um fracasso, mesmo que já seja excelente. 

Se você obtiver um 17/20, perceberá essa pontuação como um fracasso porque poderia ter obtido um 20/20. Se 95% das pessoas estiverem satisfeitas com o seu trabalho e 5% tiverem algumas reservas, você verá apenas avaliações. E se você realizar 9 das 10 tarefas do seu dia, você vai considerar que não trabalhou o suficiente. 

Você não olha para os esforços feitos e os sacrifícios que faz. O que importa é o resultado final. Para você, não há meio-termo, é preto ou branco.

Você tem um medo excessivo do fracasso

Todos temos medo do fracasso, mas os perfeccionistas têm mais medo dele do que outros. Quando você é perfeccionista, valoriza tanto os resultados e está tão comprometido com o que faz que o pensamento de fracasso é insuportável. 

Para você, perder algo é ser um fracasso, menos que nada. Você não vê o fracasso como um aprendizado, mas como um julgamento pessoal. Você não separa seu trabalho de quem você é.

Você insiste em detalhes sem importância

Ser perfeccionista também significa insistir em detalhes sem importância. Você gasta energia e tempo consideráveis ​​em detalhes que não fazem diferença. 

Steve Jobs foi um bom exemplo disso. Sua atenção excessiva aos detalhes era sua genialidade, mas às vezes era ridículo. Ao abrir uma Apple Store, por exemplo, ele teria debatido por 30 minutos com suas equipes para decidir o tom de cinza que o painel do vaso sanitário deveria ter.

Se você passa horas em pequenos detalhes, é sinal de que você é perfeccionista.

homem no celular e no computador
homem no celular e no computador

Você nunca está satisfeito

Não importa o quão bem-sucedido você seja, você sempre quer mais. Se você chegar a X, você quer 2 vezes X. E se você chegar a 2 vezes X, você quer 5 vezes X. Você nunca está satisfeito com o que tem. Para você, o trabalho nunca está terminado.

Leia também: Como viver no momento presente quando você é ambicioso?

Existem outros traços de caráter dos perfeccionistas, mas os que acabamos de ver são os principais.

Então, em resumo, se você é muito crítico consigo mesmo, tem expectativas irreais, pensa em preto e branco, tem um medo excessivo do fracasso, insiste em detalhes sem importância e nunca está satisfeito com seus resultados, é certo que você são perfeccionistas.

Como superar o perfeccionismo?

O perfeccionismo não é inevitável. Existem diferentes soluções para superá-lo, como veremos nos pontos a seguir. 

Conscientize-se da sua improdutividade 

Para superar o perfeccionismo, você deve perceber que isso o torna improdutivo. 

Ao se esforçar constantemente pela perfeição, você desperdiça muito tempo e energia concentrando-se em detalhes sem importância em detrimento de coisas de maior prioridade. Você coloca a fasquia tão alta que coloca uma enorme pressão em si mesmo e alimenta suas ansiedades. Em tais condições, é impossível ser eficaz . 

E isso sem contar a procrastinação. Sua busca pela perfeição faz você procrastinar. Você prefere não fazer nada hoje do que fazê-lo imperfeitamente.

Perceber tudo isso é o primeiro passo para deixar de ser perfeccionista.

Mude seus padrões

Superar seu perfeccionismo também envolve redefinir seus padrões. 

Isso não significa que você tem que ser menos ambicioso, mas que você tem que estabelecer metas que sejam humanamente alcançáveis. Como ter padrões de excelência é uma coisa boa, ter padrões irreais, por outro lado, é contraproducente. 

Portanto, ao iniciar uma tarefa ou projeto, seja realista. Sempre se pergunte: 

É realmente factível ou ainda estou idealizando demais as coisas?

Se você tem que fazer uma apresentação em 3 dias por exemplo e já está sobrecarregado de trabalho, pergunte-se se é realmente viável criar 30 slides + um vídeo de apresentação. Se não, mude seus padrões e concentre-se no essencial.

Crie uma lista de verificação

Criar checklists quando você é perfeccionista pode te ajudar muito. 

O problema de buscar a perfeição é que você sempre sente que nunca terminou. Se você escreve, sempre fica tentado a mudar suas frases repetidas vezes. Se você faz edição de vídeo, sempre há pequenos detalhes que você deseja alterar no último momento. Se você cria sites, não pode deixar de mudar constantemente o layout, deslocar elementos, alterar imagens, adicionar efeitos…

Você passa horas aperfeiçoando e ajustando.

A melhor maneira de evitar cair nessa armadilha é criar listas de verificação. É assim que funciona:

Antes de iniciar uma tarefa, divida-a em microetapas. Por exemplo, se você tiver que escrever um artigo, crie uma pesquisa em micro-passos, uma definição em micro-passos do plano, um micro-passo para escrever a introdução, uma parte de escrita I, II, III, uma para a conclusão e outra para a revisão.

E toda vez que você completar um micropasso e estiver muito satisfeito com ele, marque-o e não volte atrás. 

Ao fazer isso, você terá uma noção melhor de quando suas tarefas começam e quando terminam.

Definir um temporizador

Na mesma ideia, você também pode definir um temporizador. Por exemplo, você se dá 1 hora para realizar uma tarefa e nem um minuto a mais. 

E se você não terminou no tempo previsto e ainda tem algumas pontas soltas para resolver, pare de qualquer maneira. 

Faça como na escola durante um exame. Se você tiver 2 horas para escrever sua redação e o sinal tocar, você deve devolver seu trabalho, tenha terminado ou não. É o mesmo princípio aqui.

Ao impor um limite de tempo a si mesmo, isso o incentivará a gerenciar melhor seu tempo.

Quebre o ciclo de ruminação

Para superar o perfeccionismo, você também deve aprender a quebrar seu ciclo de ruminação. 

Se você é perfeccionista e termina uma tarefa, uma apresentação ou um projeto… geralmente tende a ruminar. Você vai pensar sempre nas mesmas coisas, nos erros que cometeu, nas críticas que recebeu, nas coisas que poderia ter feito melhor… 

Todos esses pensamentos se repetem repetidamente em sua cabeça como um velho disco quebrado. Para viver mais em paz consigo mesmo, você precisa quebrar esse ciclo. Para isso, seguem alguns passos que podem ajudar:

  • Passo 1: Perceba que você está ruminando. Observe seus pensamentos e observe que você está remoendo o passado.
  • Passo 2: Não confie em suas primeiras reações. Quando você rumina, muitas vezes tende a imaginar coisas piores do que realmente são. Você dá uma proporção desproporcional aos seus erros e subestima seu trabalho. Em vez de se criticar injustamente, tente olhar para a situação objetivamente. Você tem sido tão ruim assim? Foi realmente um desastre? Ao se fazer essas perguntas, você poderá reajustar sua percepção das coisas.
  • Passo 3: Distraia-se. Depois de ver a situação de forma mais objetiva, procure distração. Leia um livro, assista a uma série, tome um ar fresco, converse com alguém… faça o que for preciso para parar de pensar na situação.

Essas poucas técnicas devem ajudá-lo a superar seu perfeccionismo.

Conclusão

Para concluir, somos todos mais ou menos perfeccionistas e na maioria dos casos é administrável. O problema é quando você está acima da média. Por se sentir mais estressado e ansioso, você é improdutivo e em alguns casos isso pode até te levar à depressão. 

Felizmente, o perfeccionismo não é inevitável, você pode superá-lo de diferentes maneiras. Já tomando consciência dos efeitos perversos do perfeccionismo, mas também mudando seus padrões para que sejam mais realistas, trabalhando com checklists e um cronômetro e quebrando seus ciclos de ruminação.

Fontes :

  1. Ser perfeccionista: do normal ao patológico
  2. Steve Jobs passou 30 minutos debatendo qual tom de cinza a Apple deveria usar para as placas de banheiro nas lojas da Apple
  3. Como gerenciar seu perfeccionismo

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